segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ODDS



Vi este cartaz e achei do mais idiota que pode existir e porque!?!?!? Passo a explicar: O Poker é um desporto que obviamente pode ser unicamente utilizado do ponto de vista do feeling e das emoções mas será que isso esta correcto? Já vi muitos jogadores dizerem que acharam que ía bater por isso jogaram assim. A eles só tenho uma palavra para lhes dizer : DONKEYS. Não??? então leiam o resto pois vou tentar explicar o porque...

As odds no Poker são como qualquer outro tipo de odds só que enquanto no nosso dia a dia nos somos racionais e tomamos as decisões correctas no poker por vezes não fazemos isso. Mas o que é que eu quero dizer com tomar as decisões correctas no nosso dia a dia. Muito bem vou dar um exemplo concreto:

Se eu chegar a vossa beira e disser " Amigos eu vou tirar a moeda ao ar sempre que cair cara eu dou-vos 3 euros sempre que cair coroa voçes dão-me 1 euro" tenho a certeza que voçes aceitam logo pois a probabilidade de sair cara ou coroa é de 50% logo eu a dar 1/3 são odds melhores do que aquelas que realmente existem 1/2. Contudo se eu fizer a proposta inversa voçes vão me chamar louco e nao vão aceitar o acordo.

Então porque razão no Poker voçes não tomam as decisões certas? Porque?

vamos fazer um calculo de odds simples

Temos numa board

2s 7s 3d 5c

O pote tem 3000 fichas e o nosso adversário aposta 2000 para voçes verem o river. Voçe tem na sua mão As Qs logo voçes tem 9 espadas para o nutts flush e 3 quatros ( temos que retirar o 4s ) para str8. isto é se acharmos que o nosso adversário não tem 46 :) mas vamos considerar os 12 outs utilizando a regra do 4:2 nos temos 24% de ganhar a mao. Logo 1:4 se temos que colocar 2000 para um pot 5000 estamos a ter odds de 1:2,5 logo nao devemos pagar logo temos que foldar. contudo se o nosso adversário tivesse betado 1000 no mesmo pot aí a conversa já seria outra pois iriamos ter que colocar 1000 num pot 4000 logo iriamos ter que pagar pois as odds que nos estavam a dar eram melhores do que aquelas que a gente ia receber.

Espero que isto tenha feito algum sentido
abraço
Yuran

5 comentários:

Esmone disse...

Muito bom artigo yuran!
keep up with the good work
more posts

pokerov disse...

Olá!

Pokerwise, concordo com tudo o que disseste, e por isso percebo a tua revolta em relação ao cartaz. :P

Mas... eu acho que estás a confundir a mensagem do cartaz.
Eu acho que este cartaz em específico não está directamente relacionado com o Poker.

Eu não consigo ler aquelas letras no fundo, mas ainda assim consigo distinguir a palavra "jackson". Se eu estou a pensar correcto, Jackson é um senhor norte-americano relacionado com a indústria do entretenimento (atenção... não me estou a referir ao cantor, o Michael. Mas sim ao Randy Jackson, criador do American's Best Dance Crew).

Se este cartaz tiver sido concebido por esse senhor... a mensagem é completamente diferente! Repara, o cartaz diz: "Não deixes que as probabilidades te mantenham longe daquilo que o teu coração diz que estás destinado a fazer". É uma bela frase de motivação, não achas? :) Quantas pessoas tiveram que lutar contra determinados estigmas da sociedade, para conseguirem singrar na vida? Imagina o tempo dos Descobrimentos, por exemplo. As probabilidades do Vasco da Gama chegar à Índia não eram grande coisa... mas não foi por isso que eles desistiram! ;)

Gostava que dissesses o que achas da minha opinião. É que eu acho mesmo que confundiste o sentido do cartaz. :)

P.S.: Atenção... se viste este cartaz postado em alguma comunidade de poker, por alguém com o intuito de justificar um mau call, ou assim... então OK, o gajo é mesmo burro. :P :P

Abraço.

Neon disse...

Jogar poker sempre pelos odds é +EV, mas é também uma grande grande chatice :P

Abraço

Joao disse...

Claro que fez sentido... é do mais básico que pode haver.

Yuranus disse...

antes de + obrigado pelos comments

pokerov brutal rendo-me totalmente ao teu knowhow confesso que desconhecia... contudo adaptei o cartaz ao poker espero que percebas que para "muitos" isto das odds nao existe existe o feeling