terça-feira, 30 de junho de 2009

Como jogar um Solverde !!!



Não sei se a estrutura do Solverde vai evoluir como evoluiu a estrutura de La Toja. Neste Momento La Toja tornou-se um torneio muito mais atractivo, porquê? simples Podemos fazer o rebuy com 5000 ou menos fichas. Logo podemos começar o torneio com 10000 fichas não precisando de chegar as 0 para fazer o rebuy. A diferença é brutal. Passado 1h e nem é preciso a gente se mexer muito podemos ter entre 14000 - 16000 o que é brutal!!! A grande diferenca é que foram feitos 80 rebuys quase o dobro do que normalmente se faz num solverde já para não falar do facto que estamos a jogar um torneio deep stack 10k logo 200bb.

Contudo neste artigo vou apenas falar de como se deve abordar um torneio solverve. No qual a gente só pode fazer rebuy se chegarmos a 0 fichas durante a 1hora.


o primeiro nivel de blinds ( 25-50 )
- eu não gosto de me mexer muito neste nivel apenas jogo premiuns e de forma muito agressiva. Obviamente que ha variações não venho para aqui dizer o que faço ou deixo de fazer. Vou dar ideias, apenas isso!!!
- Neste nivel nao aconselho a arriscar muito pois se algo corre mal ... Rebuy e depois vai ficar a faltar 30min até ao addon ... ugh

o segundo nivel de blinds ( 50-100 )
- aqui a minha stack por norma esta entre as 4k e os 6k devido a não me mexer muito no primeiro nivel outras vezes tenho uma alma caridosa que resolve me entregar as fichas e entao ja tenho 11k ou algo parecido. Vamos abordar as duas formas de encarar o jogo.

a) com uma stack entre os 4k e os 6k
- mantenham a postura da 1º meia hora. Tight aggressive!!! Mas só durante 10min :D
passado os 10 primeiros minutos começem a raisar todas as maos que chegarem até voces sem acção ou apenas com limps. O nosso objectivo tem que ser dobrar a nossa stack ou então fazer rebuy.
Maos a jogar Qualquer par de mão, Axs e suitted connectors.

b) com uma stak superior a 10k
-se esse for o caso devemos manter a postura do 1º meia hora. Os nossos adversários vao ficar mais loose e nos vamos obviamente jogar de forma oposta e tentar apanhar os jovens na curva. Com uma ligueira diferença devemos começar a pressionar os jogadores tight week e tight rock da mesa, por razoes obvias.
- outros jogadores a pressionar deverão ser os jogadores que se encontrem com stacks similares a nossa, pois esses vão probavelmente adoptar uma estratégia similar a nossa.

Depois da 1h hora temos o addon obviamente acho que todos devem fazer o addon.

Depois temos uma fase que vou dividir em dois sectores. Esta fase é para mim a fase até ao jantar e vou dividir a mesma em AA e DA, ou seja, antes das antes e depois das antes.

AA ( blinds 100-200; 150-300 )

Nesta fase a postura deve manter-se tight agressive - JJ+ e Aks até MP; CO 77+ AKo+ e AQs; butão any pair, Aqo+, Axs, e suitted connectors.
Não devemos bullyzar muito a mesa a não ser que seja uma mesa muito passiva.


DA ( 150-300-25; 200-400-50; 300-600-100; 400-800-200 )

-Aqui é que a brincadeira realmente começa e os ladrões devem entrar... Eu adoro roubar, quem não gosta !!! Mas detesto ser apanhado!!! Por isso vamos tentar roubar devemos saber ver quando estamos atras, devemos ter a noçao que mais vale parar a estar a arriscar a nossa stack enquanto as blinds não estao suficientemente atrativas.
-Um conselho. Eu odeio dar calls, pois deixo de saber a força das maos do nosso adversário e porque não estou a colocar os nossos adversários sob pressão. Se fazemos raise podemos ganhar o pot logo ali e só vamos receber 4bets de monstros pois uma mao marginal não vai arriscar estar a 4betar-nos sem um monstro pois nos poder ter um nas nossas maos. A partir deste momento e no pior dos cenários estamos em controlo do pot. Mas estava a eu a falar dos raises. Vamos dar exemplos
blinds 300-600-100
recebemos AKs qual o raise a fazer
por norma muitos jogadores optam pelo tradicional 1800 eu pessoalmente não gosto deste raise standart 3BB. Os meus raises variam muito entre as 2,2BB e as 3BB ou seja eu aqui gosto de betar tipo entre os 1425 e os 1675. Why?
em primeiro lugar acho que devemos sempre variar as nossas apostas. Muitas vezes vejo na mesa um jogador que sempre que tem uma mao boa beta 3bb, quando tem uma mao razoavel beta 2,5bb. Não vamos deixar que isso aconteça connosco. Além do mais o nosso adversário tende a respeitar mais quando a nossa bet não é standart, pelo menos fica a pensar mas porque?!?!? e para finalizar fazemos pot control sem nunca deixar de ter o dominio total do pot.

Outro problema que normalmente vejo é quando as pessoas nao sabem jogar pares altos? tipo KK ou QQ muitas vezes vejo pessoas shovarem 30bb quando as blinds estao 300-600-100 depois de existir um raise para 1800. Mas porque? muitas vezes pergunto eu?? A resposta por caricata que seja é normalmente a mesma. Ha ele pode ter Amerda e bater o A... Ha ele pode ter um par pagar e bater ... :s oh meus amigos mas nós somos o que??? filhos bastardos ??? o nosso k ou a nossa Q nao pode bater??? omg vamos jogar bem se tivermos um destes dois pares vamos fazer sempre uma 3bet... apenas vamos ter em atençao a stack do nosso adversário que fez o raise e vamos tribetar o homem.

Outra nota importante a ter em atenção são os rookies nestes torneios. Para muitos deles chegar ao jantar é como chegar ao $ por isso vamos pressionar estes jovens pois eles tem esse objectivo e nós queremos que eles cumpram para isso vamos raisar as suas blinds para que eles foldem e cheguem ao jantar.

Atingimos o Jantar agora temos o Proximo nível

Esta é a fase mais sick do torneio. Aqui os rookies já atingiram o seu objectivo ( jantar ) e vao ficar mais loose, os shorts vao querer dobrar rápido logo vão ficar mais loose, os que tem uma stack entre 20-40 BB por norma ficam a espera de apanhar alguem para dobrar e por norma ficam mais tight, e temos aqueles que estão mais deep que por norma vao dar calor na mesa!!!

O que fazer ???
com quem nos devemos envolver???

a meu ver tudo depende da nossa mesa e da nossa stack.

O que é eu faço hummm isso voçes poderao ver quando me encontrarem na mesa!

Para finalizar apenas uma nota: Para se ganhar um solverde temos que nos envolver em corridas.

17 comentários:

Anônimo disse...

ah pois e!!EU TENTO JOGAR ASSIM!!as x ver as tuas cronicas e sick!!!parece k tou a ler a mim msm!!jaga-se pa ganhar,penso eu...pk ja tive 2 solverde a jogar super mega tight e jogar 8 horas pa ganhar o!!e nakele k 3betei,e re-raisei etc...foi de longe a minha melhor prestaçao e fikei em semibubble.continuei a jogar assim na festa e 2 ft!!e 1 vitoria!!ou seja nao mudo mais a minha maneira de jogar!!nezzi77

Anônimo disse...

Yuran,
Até parece que advinhou que eu vou lá estar a fingir que sei jogar.
Vamos lá a ver se me vou lembrar de tudo isto, e, o que aprendi ao ler todas as suas crónicas e os tesourinhos deprimentes :D
Bjs
binladybug

alvimslb disse...

meu bixo preferido.....

amanha leio o resto(pode ser)quanto aquela do k t ja tinha lido mas vou-te responder agora,nao te esqueças daquilo que disses ou ganho ou perco. obrigado pelas dicas muito boas,parabens quando queres sabes fazer coisas construtivas,só é pena num ser mais vezes perdes muito em algumas discurcoes ridiculas(ou seija olhar pros erros dos outros)procura ver os teus, que me lembre (posso tar erro) mas nunca te vi disser que erras-te mas sim sempre os outros.

abraço

Yuranus disse...

nezzi ha sempre essa maneira de jogar - a mais agressiva que vai fazer com que a gente se encha cedo ou perca ainda mais cedo. Eu nos solverde prefiro aguardar. Esperar os meus spots. Ganhar o respeito da mesa e depois quando começa a valer a pena e depois de ter encontrado os mais patos do que eu atacar esses rapazes.

joana- a joana não tenho nada a ensianar apenas a aprender. Digo isto sinceramente e sem querer ser minimamente agradavel. Apenas um pequeno reparo se me permite. No dia em que a joana decidir jogar um 34 da mesma forma que joga um Ak a joana vai chegar longe. Todos nós vemos as mulheres como personagens hiperMega tight por isso que digo que a joana se for hiperMega loose e agressiva vai muitttttttto longe.

Alvim - meu doente preferido amanha falamos quando leres o resto :p

Gato disse...

Muito bom artigo.

No entanto, é mesmo para quem não te conhecer, meu melro. Tu és o perfeito exemplo do "olha para o que eu digo mas não para o que eu faço", dado que o ponto forte do teu jogo, continuo a achar, são as leituras que fazes dos adversários. E aí, mandas a teoria às malvas para apanhares os peixinhos...

A heterogeneidade dos fields é uma das marcas dos Solverdes e identificar os jogadores que podemos explorar é fundamental. Ser rigoroso, disciplinado e agressivo dá a base fundamental para, nos momentos certos, fazermos a diferença.

Pessoalmente, nos dois que joguei este ano, consegui excelentes movimentos até ao jantar (no #3 fiz o primeiro rebuy do torneio e consegui continuar a jogar normalmente...), mas lidei mal com as mudanças de mesa após a comezaina. Tenho de trabalhar isso melhor.

Sim, é essencial metermos esse princípio na cabeça: quem não ganha corridas, não ganha torneios.

No #1, onde de facto acreditava que ia outra vez ao dinheiro, na primeira situação em que coloquei o torneio em jogo, por volta das 00h30, perdi a corrida para o Pi, que partiu atrás (60-40), e foi o vazio.

Paciência.

Para os nosso rapazes que pensam estrear-se em Solverdes, aconselho vivamente este artigo.

Antonio disse...

Então vizinho tá td?
Espero encontrar-te no Evento de Espinho no fds de 17 deste mês.
I'm all in...
Um abraço [[[[[]]]]
Antonio Soares
msn:antoniosoares@netcabo.pt

Nelbet disse...

Grande crónica, Yuran.Desta vez very tight !, cativante,interesante e bastante instrutiva para quem quiser evoluir.
Sigaaa amigo

Yuranus disse...

Faz aquilo que eu digo nao faças o que eu faço. Acredito piamente que essa deve ser a forma de se abordar um solver contudo devido as blinds serem de 30 min e coisa e tal meh :D já sabem o resto...

petersimon69 disse...

Amigo Yuran:

Tens a grande virtude de por as pessoas a pensar!
Obrigado pelos teus valiosos conselhos!
Estou somente em desacordo quando se tem comentado "faz o que eu digo não faças o que eu faço" porque honestamente acredito que é fundamental ter uma estratégia montada para um jogo desta importância e tu pensas segui-la. O erro de muitos é não se adaptar qd o jogo obriga à mudança de estratégia!
Para mim é exatamente isso que fazes tão bem!

Abraço!

PS: Sou um fiel leitor do teu blog

Yuranus disse...

António - claro que vou dia 17 até lá abraço []


Grande peter- aí tens o ponto que eu discordo totalmente. Obviamente que podes ir com uma estratégia para um torneio o problema é que podes chegar a mesa e ter que mudar a tua estratégia pois a mesa não se adapta a tua estratégia. Vamos imaginar que vais para um torneio com o desejo de jogar muitos flops, de raisar sempre os pots se estes chegarem até ti sem raise, any 2 a ver se bate + pelo menos 1 cbet. Mas chegas a mesa e tens 4 cromos iguais a utilizar a mesma estratégia.´Nesses casos deves parar e mudar para tight agressivo. O mesmo acontece se a mesa for passiva, etc,etc, e tal. A mesa, os jogadores da mesa é que fazem a nossa estratégia ... Temos que ter várias e temos que aplicar as mesmas dependendo dos jovens que estejam a jogar na nossa mesa.
Esta estratégia que eu falo aqui acho na minha humilde opinao que será a que melhor se adapta a jogadores que estao a começar a jogar solverdes. tipo poker ABC.
keep it cool sir!!!

Abraço!

PS: eu tb leio o teu regularmente eheheh tb escrevia em ingles quem sabe volte a fazer isso... pena nao terem tirado fotos. para quando uma festa no back tie :D

Tacuara disse...

Ganhar corridas e....dar pissadas como se não houvesse amanha :P

Bom post Yuran!

Yuranus disse...

tacuara sabes tanto :p

Neon disse...

Muito bom, obrigado por partilhares. E o dia 2, escreves amanhã?

Veiga disse...

Yuran vou levar uma cabula disto e se calhar na tua mesa ja sei o que vai acontecer :)

abraço

vemos-nos dia 17 vou la estar!!

pokerfar disse...

Viva yuran!

Tens um post sobre ti no nosso torneio!

Abraço

pokergandra.blogspot.com

N4nn0 disse...

N é q eu estava para aqui numa "surfada webica" e qual n é o meu espanto qd me deparo com este post!!
Mt bom, dou-te os meus parabéns!
Acho mt bem esta partilha de ideias, só tenho pena de ainda n ter essa tua atitude. Mas vou-me esforçar para reactivar o meu blog e quiçá possamos ter um intercâmbio regular...
Em relação ao post tenho algumas opiniões:
Em torneios, CO e BT "são" a mm coisa para mim, (só tenho q ir analisando o jogador da esq) por isso a selecção de mãos é mt semelhante.
Compreendo a tua opção de n gostar de dar call, mas se tens dúvida da força da mão do teu adversário um call em vez de uma 3bet pode ser benéfico para a tua stack e vez a forma como o vilan joga o flop... (é claro q há excepções...por exemplo se conheceres o jogo do vilan!! Tento sempre n jogar flops com o Over, JBarbosa, TC, Zummy, entre outros onde tu tas incluido, por sentir q n tenho edge para o fazer)

Bem, no fds lá estamos, e se calhares na minha mesa já sabes q vou tar com o teu post no celular para te estudar os movimentos...hehehe

Grande abraço!

Fernando "N4nn0" Festas

Yuranus disse...

boas Festas

que bom "ver" o dr. nem que seja por aqui.

agora vamos por partes

1) o sr. nao actualiza o seu blog ha seculos. Ainda pensei que o fosses fazer quando ganhaste o solverde mas népias.

2) aceito perfeitamente que o teu range de maos de CO e BTn seja o mesmo.Dependendo dos adversários a esquerda o meu tb é :D mas depende de muitos factores

3) nao concordo com o call pois vais ver o flop com XX e bate na board YZW o adversário faz cbet e tu fazes o que? tens posição mas o adversário tem o controlo do pot. Junta o util ao agradavel. Posição e controlo do pot. Com a 3bet podes ganhar o pot logo ali ou na pior das hipoteses recebes call. Após o call dele e sem posição no flop ele deve abrir com check imho pois além de nao ter posição nao tem o pot control e mesmo que batesse a boi para ele imho ele ia sempre checkar para tu efectuares a cbet e ele o check raise. Either way 3bet é EV+ call é EV-

4) Mais uma vez estou em desacordo contigo prefiro jogar sempre contra bons jogadores pois contra eles tenho outra arma o bluff. Não consegues bluffar um mau jogador agora um bom...

5) Btw a tua humildade é brutal "Tento sempre n jogar flops com o Over, JBarbosa, TC, Zummy, entre outros onde tu tas incluido, por sentir q n tenho edge para o fazer" ou o teu sentido de humor é britanico. either way estas lá no topo quer em resultados quer em knowhow



volta sempre AMIGO
yuran